O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerraram a aplicação regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo, 12 de novembro. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão publicados no portal do Inep às 19h (de Brasília) desta terça-feira (14/11). O edital previa a divulgação até 24 de novembro, mas foi antecipado.
O ministro Camilo Santana (Educação) antecipou, em coletiva de imprensa para balanço da prova, as medidas projetadas para as próximas edições. “Pretendemos fazer uma grande avaliação do Enem. Já procuramos reverter a curva de inscritos, que tem sido descendente nos últimos anos. Além disso, a preocupação é garantir que mais concluintes do ensino médio façam o exame. Temos discutido a possibilidade de gratuidade e de articulação com os estados, para que esses alunos sejam inscritos”, explicou o ministro. Santana anunciou, ainda, uma nova seleção para elaboradores de itens – a última foi realizada em 2020. A previsão é de que o Instituto publique um edital em janeiro de 2024.
APLICAÇÃO – Presidente do Inep, Manuel Palacios avaliou que exceto por pequenos incidentes, a aplicação deste domingo ocorreu com tranquilidade em todo o país. No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido ou não atender orientações dos fiscais. Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.
» O balanço preliminar do Enem 2023 aponta para 68% de participação neste domingo (12). Os números definitivos dependem da consolidação por parte da instituição aplicadora e serão informados em 16 de janeiro de 2024, na divulgação dos resultados do exame. Os participantes resolveram itens de ciências da natureza e matemática.