Ícone do site RCCNews

Nova orla: estruturas marítimas melhoram a qualidade da água em Matinhos

Nova orla: estruturas marítimas ajudam a melhorar a qualidade da água em Matinhos Foto: Carlos Vicelli/IAT-PR

A construção de estruturas marítimas em Matinhos, dentro do pacote de revitalização da orla, já impacta positivamente na qualidade da água no Litoral. O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta quinta-feira (16) o resultado de um estudo preliminar de balneabilidade feito na região de impacto em que foram construídos dois guias-correntes, dois headlands e um espigão. Os quatro pontos de monitoramento que até a temporada passada eram considerados impróprios para banho receberam, agora, a bandeira azul. Ou seja, passaram a ser aptos para receber banhistas.

Diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro explica que a mudança se deve ao fato de as peças marítimas atuarem diretamente na diluição da poluição. “Essas estruturas deslocam as águas das galerias pluviais para uma distância superior a 250 metros, a chamada poluição difusa. Isso faz com que não haja contaminação no início da praia, onde os banhistas costumam frequentar”, afirma.

O chefe da Divisão de Análises Laboratoriais do IAT, Nilson Roberto Woellner, destacou que foram feitas cinco coletas (uma por semana) em 10 pontos diferentes do mar em Matinhos, sempre a 100 metros para direita e 100 metros à esquerda das estruturas marítimas, conforme determinada a legislação ambiental.

“Trata-se de uma prévia das condições de balneabilidade na região dos espigões, guias e headlands instalados em Matinhos, e o resultado foi muito satisfatório, com 100% de indicação de pontos próprios para banho”, afirma. “Mas precisamos sempre fazer a ressalva de que essa foi uma primeira amostragem, realizada fora da temporada, com o Litoral com menos gente. Mas, ainda assim, é um dado importante”, acrescentou.

BOLETIM – O IAT começa na próxima semana o monitoramento da qualidade da água no Litoral do Paraná, com o recolhimento de amostras semanais para análise. O primeiro boletim de balneabilidade está previsto para ser publicado no dia 22 de dezembro, sexta-feira que antecede o Natal. A avaliação será feira em 49 pontos do Litoral e segue durante toda a temporada 2023/2024, até o Carnaval, em fevereiro. Também haverá monitoramento nas praias de água doce do interior do Paraná.

O relatório alerta a população sobre os locais que podem causar problemas de saúde quando em contato com a água, pela transmissão de bactérias, vírus, como dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros. A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras.

ORLA – A revitalização da Orla de Matinhos alcançou 88,3% de conclusão em outubro, na obra como um todo. Estruturas marítimas como o espigão da Praia Brava; o guia de correntes da Avenida Paraná, e os headlands dos balneários Riviera e Flórida estão concluídos. Já a construção dos guias-correntes de Matinhos está em 92,5% e deve ser finalizada ainda neste ano.

A obra é feita em duas etapas, num valor total de R$ 500 milhões. A fase inicial, com orçamento de R$ 314,9 milhões, abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

Trabalho do IAT mostra que revitalização da orla de Matinhos não impacta a fauna

O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumeiramente atingem o Litoral. Esses fatores vêm comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer em Matinhos.

As intervenções serão feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, também, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Sair da versão mobile