Marialva se destacou na última medição de transparência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Estamos falando do ITP 2023 (Índice de Transparência da Administração Pública), que é realizado todo ano em várias esferas. Divulgado no último dia 13 de novembro, o estudo avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR – na área estadual – e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores. A meta seria os 399 municípios do Paraná, porém alguns não responderam ao questionário.
Desta vez em metodologia mais exigente, a tendência natural seria cair ainda mais o nível de transparência dos órgãos avaliados. Porém, mesmo assim, o Poder Executivo de Marialva se destacou ao subir 163 posições no ranking das Prefeituras, passando de 201º lugar, com um índice de 83,79% de transparência, para a posição de número 38, com um índice de 94,31%. Na região da Amusep, Marialva só fica atrás de Maringá e Sarandi.
A aferição foi realizada dentro do segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a participação de todos os TCs estaduais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). O ranking – dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais – está disponível na aba do ITP, no portal do TCE-PR na internet (clique aqui para ter acesso ao estudo na íntegra).
AMPLIAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA EM MARIALVA
Desde que Marialva recebeu a notícia do ITP do ano passado, em que ficamos até com um bom índice (quase 84%), mas em uma posição que nada agradou à Administração (201ª), foi determinada uma força-tarefa no município para ampliar a transparência das informações disponibilizadas à população no Portal da Transparência.
“Muito já caminhamos para melhorar, mas sabemos que é um trabalho constante, e a determinação de evolução contínua segue como orientação para toda nossa equipe”, comentou o prefeito de Marialva, Victor Martini.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva