Ícone do site RCCNews

Prefeitura de Maringá tem onze projetos certificados pelo ′Programa Selo Social′

Alan Vignoli/Instituto Selo Social

Onze projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Maringá receberam nesta quinta-feira, 30, a certificação do ′Programa Selo Social′, que reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Receberam a certificação projetos das secretarias de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), de Gestão de Pessoas (Segep), da Criança e do Adolescente, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e do Instituto Ambiental de Maringá (IAM).

“Promover ações que melhoram a qualidade de vida dos maringaenses é a nossa prioridade. Os projetos reconhecidos com o ′Selo Social′ representam as diversas ações desenvolvidas nos últimos anos para tornar Maringá a melhor cidade do Brasil para se viver, comprometida com o desenvolvimento sustentável e humanizado”, destaca o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora.
A Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS) foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo pela realização da ′Festa da Canção e Artesanato′. A ação envolve gastronomia, artesanato, entretenimento e solidariedade, ao contribuir com entidades assistenciais. A pasta também foi reconhecida pelos ′Jogos da Pessoa da Idosa′, atividades recreativas e esportivas com foco no incentivo a práticas que contribuam com a saúde física e mental dos idosos.

Três projetos do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) receberam certificação pelo impacto social positivo: ′Maringá Recicla′, ′Programa Rio Limpo′ e ′Maringá Mais Verde′. O ′Maringá Recicla′ promove a destinação correta de materiais recicláveis e a doação de roupas e calçados em bom estado para pessoas em vulnerabilidade social. Com o ′Programa Rio Limpo′, a gestão realiza o monitoramento da qualidade da água de 75 quilômetros de córregos urbanos, que correspondem a 16 bacias hidrográficas da cidade. Por último, o ′Maringá Mais Verde′ é responsável por ampliar e incentivar medidas de proteção e reflorestamento ambiental na cidade.

A Secretaria da Criança e do Adolescente também teve três programas reconhecidos. Entre eles está o ′Adolescente Protagonista′, que reúne jovens participantes de grêmios estudantis das escolas estaduais para capacitações de formação política e social. Já o programa ′Criança Protegida′ recebeu a certificação pela formação de profissionais que atuam em defesa dos direitos da criança, com foco no acolhimento e orientação das crianças e das famílias diante de situações de violência sexual. O terceiro projeto foi a ′Feira de Troca de Livros e Brinquedos′, realizada durante o ′Prefeitura nos Bairros′, que tem como foco o consumo sustentável e evita o descarte de brinquedos e livros em bom estado que possam ser utilizados por outras crianças e adolescentes.

Os projetos ′Cidade Planejada para a Primeira Infância′ e ′Planejamento nos Bairros′, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), também foram certificados pelo ′Programa Selo Social′. O ′Cidade Planejada para a Primeira Infância′ tem como foco o aproveitamento dos espaços públicos e dos equipamentos infantis para recreação, de maneira descentralizada e integrada. Já o projeto ′Planejamento nos Bairros′ propõe a aproximação entre a comunidade e poder público com encontros nos bairros.

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Segep) garantiu o ′Selo Social′ com o projeto ′O Enfoque Restaurativo no Ambiente Laboral′, que realiza encontros com servidores municipais para incentivar o respeito, a harmonia e o acolhimento no ambiente de trabalho e no atendimento ao cidadão.

′Programa Selo Social′ – A certificação é promovida pelo Instituto Selo Social, com articulação e apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS). Foram selecionadas 79 organizações do setor público, setor privado e terceiro setor de Maringá, Paiçandu e Sarandi. Ao todo, 177 projetos foram reconhecidos, que promoveram 702 impactos sociais e atenderam cerca de 189,5 mil pessoas durante o ano.

Sair da versão mobile