O combate à dengue é uma tarefa diária e que envolve a união entre o município e a comunidade. No sábado, 3, a Prefeitura de Maringá realizou um super mutirão em todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde estiveram em 3.083 imóveis. Desse total, em 1.711 imóveis foram realizadas vistorias e em outros 1.372 não havia ninguém na residência. Os agentes eliminaram focos do mosquito da dengue em 2% das residências vistoriadas.
Por meio da ação, cerca de 6 mil pessoas foram orientadas sobre medidas de prevenção da doença. Para o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o super mutirão foi fundamental para envolver a comunidade nas ações de combate à dengue. “Nossos agentes conversaram com as pessoas e orientaram sobre os cuidados necessários. Essa conscientização é muito importante para que poder público e população possam estar unidos no combate à doença”, disse.
No sábado, 3, as 35 UBSs também ficaram abertas no período da manhã, das 8h às 12h, para atendimento da comunidade. Além de orientações sobre a dengue, as equipes realizaram vacinação, coleta de preventivo e atualização cadastral. No total, houve aplicação de mais de 250 doses de vacinas e foram realizados 200 exames.
Cuidados – A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Outras medidas fundamentais também devem ser adotadas, como a limpeza do quintal, destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras.