Com três títulos mundiais de surfe, Medina estava enfrentando o risco de ficar de fora das Olimpíadas, mas aproveitou a vaga extra concedida ao vencedor do ISA Games para manter viva a esperança de conquistar uma medalha de ouro em Paris.
Com a classificação de Gabriel Medina, o Brasil já tem garantidos cinco surfistas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, incluindo Filipe Toledo, João Chianca, Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel na competição feminina. Entretanto, três surfistas brasileiros foram eliminados em Porto Rico. Filipe Toledo não teve uma boa performance e caiu no sábado.
Yago Dora também não conseguiu avançar, sendo eliminado na primeira bateria da repescagem no domingo. Já Medina correspondeu às expectativas, começando com uma pontuação de 9,00 ao realizar um aéreo na bateria contra os surfistas franceses Joan Duru e Kauli Vaast, além do marroquino Ramzi Boukhiam.
Apesar de ter pontuado abaixo nas demais manobras, o tricampeão do mundo estava na segunda posição até os minutos finais da competição. Foi então que conseguiu uma boa esquerda, realizou cinco manobras e conquistou uma nota 7,40, garantindo assim o título. Para conquistar sua vaga nos Jogos Olímpicos, ele precisava que os franceses não terminassem em segundo lugar, o que aconteceu.
*Com informações do Estadão Conteúdo