O objetivo da mobilização é adensar o esforço para o ‘arrastão’, que impõe o fechamento do Paço Municipal para atendimentos externos, assim como outros órgão da administração considerados não essenciais. Ampla força-tarefa envolvendo servidores e voluntários pretende alcançar toda a cidade, com protocolo de retirada de utensílios que podem acumular água e favorecer a reprodução do mosquito
A ação será coordenada por comitê específico criado para atender a demanda da estratégia, que reforça outras ações desenvolvidas pelo município, como mutirões pontuas em áreas da cidade onde se constatou índices mais elevados de infestação do mosquito transmissor da dengue. UBS Aurora foi ativa como unidade de atendimento para pessoas com sintomas da doença.
A UBS funciona das 9 às 21 horas e os atendimentos incluem consulta, administração de medicação intravenosa e demais serviços a pacientes com sintomas iniciais da doença. “Estamos empenhados num grande esforço de prevenção e combate à dengue, nessa luta, contamos com a colaboração e todos, até porque o problema é coletivo, assim como a solução”, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde.
O Grupamento de Bombeiros de Sarandi, sob o comando do capitão Rodrigo Manoel dos Santos, agendou para a próxima semana o deslocamento de viaturas da unidade à noite, que percorrerá vias da cidade convocando para a mobilização. Será utilizado megafone para reforçar a importância da participação de todos no esforço, que será realizado das 7h30 às 13h30 para dar fim ao mosquito da dengue.