Ícone do site RCCNews

Com políticas públicas para regularização e capacitação, Prefeitura cria oportunidades para profissionais do artesanato

Arquivo/PMM

A gestão municipal reestruturou o trabalho dos artesãos locais e implantou políticas públicas que garantiram novas oportunidades de negócio. Neste 19 de março, Dia do Artesão, a Prefeitura de Maringá reforça o compromisso de seguir com novos avanços para a categoria. O município já tem mais 400 artesãos cadastrados, número impulsionado por iniciativas criadas pela gestão municipal, como o próprio cadastramento, avaliação dos produtos, regularização das associações e consultorias, além da garantia de participação dos profissionais em feiras e eventos.

O prefeito Ulisses Maia destacou a importância das políticas públicas para geração de renda e incentivo à produção local. “Com o nosso trabalho, saltamos de 80 para mais de 400 artesãos com cadastro ativo. Isso representa o nosso compromisso em valorizar os talentos locais e também a cultura da nossa cidade”, disse.

Em 2023, a Prefeitura de Maringá publicou o decreto n° 486/2023, que criou o cadastro de artesãos para reunir os dados de todos os profissionais. A inscrição pode ser feita pelo site do município (clique aqui). O cadastro é válido para trabalhadores que residem em toda a área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e que estejam filiados a uma associação local cadastrada.

Todos os profissionais que desejam efetivar o cadastro são avaliados por uma comissão composta por dois membros da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, um consultor do Sebrae e dois artesãos com inscrição ativa. A partir do cadastro e da avaliação, os artesãos passam a fazer parte do circuito, como direito a espaço na feira do Parque do Ingá, que ocorre todos os domingos e feriados. Além disso, o trabalho pode ser exposto e comercializado em tradicionais eventos da cidade, como a ′Festa da Canção′, que neste ano reunirá mais de 100 artesãos (saiba mais sobre).

O trabalho do município também auxiliou na regularização das associações de artesanato. Atualmente, 14 organizações contam com artesãos cadastrados (confira abaixo a lista de organizações). Os artesãos recebem consultorias, em parceria com o Sebrae, para que os negócios prosperem e estejam conectados à realidade dos consumidores. “Organizar, fomentar e dar conhecimento aos artesãos fazem parte do trabalho que desenvolvemos em prol desse setor tradicional da nossa cidade”, afirmou o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, George Coelho.

Confira a lista de associações de artesanato de Maringá:

Arte e União
Amar a Arte
ARTCIC
Arte Canção
Arte da Terra
Arte Ingá
Arte Livre
Artemar
Capricho das Artes
Gralha Azul
Maria do Ingá
Marias
São José
Santo Antônio

Sair da versão mobile