Ícone do site RCCNews

Prefeitura promove roda de conversa com escritora Cidinha da Silva nesta quinta, 21, Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Divulgação/PMM

Em alusão ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado nesta quinta-feira, 21, a Prefeitura de Maringá promove uma roda de conversa com a escritora Cidinha da Silva a partir das 19h30. O evento também marcará a luta contra a intolerância religiosa com um encontro das religiões de matriz africana. As ações serão na quinta, 21, no Teatro Reviver Magó, sem a necessidade de inscrição.

O evento é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura (Semuc) e de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), e pela Comissão de Igualdade Racial da OAB Maringá. A escritora Cidinha da Silva é uma das referências do país na literatura negra, com 17 livros publicados em variados gêneros, como crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantil/juvenil.

Entre os livros escritos por Cidinha da Silva destacam-se ′Um Exu em Nova York′, ′Exuzilhar′, ′Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras′ e ′Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil′. Além de escritora, Cidinha é editora literária, colunista e autora de três peças teatrais, que deram origem ao livro ′O teatro negro de Cidinha da Silva′. A conversa será mediada pelas cientistas sociais maringaenses Sara Araújo e Elaine Campos.

Após o bate-papo com Cidinha da Silva, haverá encontro com representantes maringaenses das religiões de matriz africana para uma roda de conversa, música e dança. “As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com ações de combate e enfrentamento ao racismo. Além disso, vamos celebrar a pluralidade religiosa da nossa cidade”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, Cleuza Theodoro, destaca que o encontro reforça o compromisso do município com a igualdade, o respeito e a tolerância. “Será um momento marcante para avançarmos cada vez mais nesta questão”, afirma.
Confira a programação do Dia Internacional contra a Discriminação Racial:

21 de março | Teatro Reviver Magó
– 19h30 – Conversa com a escritora Cidinha da Silva, com mediação de Sara Araújo e Elaine Campos
– 20h30 – Encontro das Religiões de Matriz Africana.

Sair da versão mobile