Moradores de vários bairros de Maringá manifestaram queixas sobre um forte mau cheiro na tarde e noite desta quinta-feira, 25 de julho.
As redes sociais registraram reclamações de residentes nos bairros Jardim Alvorada, Jardim Dias, Jardim Universo, Vila Morangueira, Zona 3, Zona 7, Vila Nova, Vila Marumby, entre outros.
A Prefeitura de Maringá informou que a Ouvidoria Municipal recebeu quatro denúncias sobre o problema na quinta-feira, todas provenientes do Jardim Dias. Em resposta, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM) intensificou a fiscalização na área e iniciou uma varredura no bairro nesta sexta-feira, 26 de julho.
Desde junho, o IAM e o Instituto Água e Terra (IAT), órgão estadual responsável pelo licenciamento de empreendimentos geradores de odor, vêm realizando vistorias em toda a cidade. No mês passado, o IAT notificou uma empresa na zona rural, exigindo adequações em seus processos produtivos para controlar o odor. A empresa ainda está dentro do prazo para realizar as mudanças solicitadas.
A prefeitura orienta a comunidade a reportar casos de mau cheiro através da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, pelo aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, ou pelo site da prefeitura. “É importante que o reclamante informe o endereço, data e horário em que sentiu o mau cheiro, para que as equipes do Instituto Ambiental de Maringá realizem um mapeamento e investigação do ponto de origem”, destacou a administração municipal.
Com informações do portal GMC.