Ícone do site RCCNews

Cruzeiro elimina o Boca Juniors nos pênaltis na Copa Sul-Americana

Foto: X/@Cruzeiro

Foto: X/@Cruzeiro

Após 47 anos, o Cruzeiro finalmente deu o troco no Boca Juniors em uma disputa de pênaltis, encerrando uma sequência negativa de sete eliminações seguidas para clubes argentinos em torneios da Conmebol. Em um jogo marcado pela vantagem numérica desde os 12 segundos, a Raposa superou o Boca por 5 a 4 nas penalidades, garantindo vaga nas quartas de final da Conmebol Sul-Americana.

O último confronto semelhante entre as equipes aconteceu na decisão da Libertadores de 1977, quando o Cruzeiro perdeu o título para o Boca Juniors nos pênaltis, após o terceiro jogo em Montevidéu. Desde então, o clube mineiro enfrentou uma série de eliminações contra times argentinos, a última delas na Copa Mercosul de 1998, competição que antecedeu a atual Sul-Americana.

Essa maldição começou em 2005, quando o Cruzeiro foi eliminado nas oitavas de final da Sul-Americana pelo Vélez Sarsfield. Em 2008, o Boca Juniors voltou a ser um obstáculo, despachando a equipe mineira nas oitavas da Libertadores. No ano seguinte, o Cruzeiro perdeu o título da Libertadores para o Estudiantes de La Plata, por 2 a 1, de virada.

O trauma continuou em 2014, quando o bicampeão brasileiro (2013-2014) foi eliminado pelo San Lorenzo, e em 2015, quando o River Plate derrubou o Cruzeiro em pleno Mineirão. Nos anos de 2018 e 2019, o Boca Juniors e o River Plate voltaram a eliminar o clube mineiro, desta vez nas quartas de final e nas oitavas, respectivamente.

Agora, com a vaga garantida nas quartas de final da Sul-Americana, o Cruzeiro também assegura uma premiação milionária de 2,5 milhões de dólares, cerca de R$ 14 milhões. O próximo desafio da equipe será contra o Libertad, na busca pelo título inédito da competição.

Fonte: GE/ Conmebol

Sair da versão mobile