Ícone do site RCCNews

Jogar videogame pode ajudar no tratamento do TDAH

Um novo jogo de realidade virtual, criado para auxiliar no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), está sendo avaliado em um estudo conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O objetivo é analisar como a combinação de exercícios físicos de alta intensidade e estímulos cognitivos pode contribuir para o foco e a atenção.

Chamado “Move Sapiens”, o jogo coloca o jogador em uma luta de boxe contra um robô em um ambiente futurista. Equipado com óculos de realidade virtual, o paciente deve desviar dos ataques e tentar nocautear o adversário, acumulando pontos a cada golpe. O design do jogo torna o exercício aeróbico mais atraente, e diversos estudos indicam que a atividade física pode melhorar a atenção e a função executiva, essencial para a realização de tarefas diárias.

O estudo busca avaliar o impacto do “Move Sapiens” no tratamento de adolescentes entre 12 e 17 anos que têm TDAH e não utilizam medicação para controlar a condição. A meta é formar grupos de pacientes até dezembro, com os resultados sendo analisados no próximo ano e publicados posteriormente.

Adolescentes interessados em participar do estudo podem se inscrever enviando um e-mail para pietrokmerola@gmail.com ou ligando para (51) 3359-8413. As informações são do G1.

Fonte: Olhar Digital

Sair da versão mobile