A Prefeitura de Maringá anunciou a abertura de uma licitação para obras de recuperação do nível de água do lago do Parque do Ingá, com um valor estimado em até R$ 1,9 milhão. A intervenção é uma das ações recomendadas por um estudo realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que apontou soluções técnicas para reverter a situação.
Implantados em 2010, os canais de contenção de águas do parque desviaram a água da chuva do lago, causando seu esvaziamento e processos erosivos ao longo dos anos. O projeto prevê a criação de dois pontos de desvios parciais nos canais internos do parque, direcionando água da chuva para o lago após sistemas de gradeamento que filtram resíduos sólidos, permitindo que apenas água limpa seja direcionada.
A sessão de abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 25 deste mês.
Revitalização do Parque do Ingá e melhorias em áreas adjacentes
Além das obras no lago, a gestão municipal revitalizou o alambrado do Parque do Ingá e do Bosque II, substituindo-o por gradil, material mais resistente. Também foram reformados os prédios internos do parque, incluindo pintura, troca de telhados, reforma do sistema elétrico, e outras melhorias. O antigo Centro de Apoio ao Turista foi completamente revitalizado e agora é o Centro de Eventos e de Educação Ambiental, que recebe atividades e eventos educacionais.
Na região norte, o Parque das Palmeiras também passa por melhorias com a instalação de iluminação LED, troca do alambrado por gradil e a construção de uma nova pista de caminhada no entorno do parque.
*Com informações do site Maringá Mais.