A Globo e o instituto Kantar Ibope refutaram uma declaração do Google de que o YouTube teria superado as redes de TV aberta em audiência no Brasil. Na quarta-feira (9/10), o YouTube divulgou uma pesquisa sugerindo que a plataforma era mais assistida que as cinco principais redes de televisão brasileiras, incluindo a Globo. Em resposta, a emissora, respaldada pelo Ibope, afirmou que os dados do Google são “declaratórios” e não baseados em medições precisas de consumo.
Segundo a Globo, a pesquisa foi feita por meio do formato Target Group Index (TGI), que coleta declarações de 24 mil brasileiros sem monitoramento da veracidade do consumo informado. Em contrapartida, a Globo e o Kantar Ibope enfatizam que suas métricas tradicionais de audiência são baseadas em dados auditados e efetivamente monitorados.
De acordo com a emissora, dados recentes (CPV 2023) mostram que a TV linear é responsável por 74,3% do consumo de vídeo no Brasil, enquanto as plataformas online representam 25,7%. A TV Globo sozinha detém 35,4% desse total, sendo 38% maior do que todas as plataformas de vídeo online combinadas, e vista mais que o dobro de vezes que o YouTube.
Ao considerar apenas o consumo de vídeo em televisores, a Globo afirma que seu alcance é 166% maior que o de todas as plataformas de vídeo online juntas e quatro vezes superior ao do YouTube. A emissora registrou 6 trilhões de minutos consumidos, mais de cinco vezes o volume do YouTube em dispositivos de TV tradicional e conectada.
A Globo também destacou seu alcance, afirmando que, semanalmente, é vista por 136 milhões de brasileiros na TV, enquanto o YouTube precisaria de 28 dias para atingir um público equivalente. “Em média, a Globo atinge em um único dia o que o YouTube leva quase um mês para alcançar”, reforçam Globo e Kantar Ibope.
Fonte: Terra/ Pipoca Moderna