Ícone do site RCCNews

Lula critica pedido dos EUA sobre compra de caças Gripen pelo Brasil

Divulgação/Força Aérea Brasileira

Divulgação/Força Aérea Brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o pedido de informações feito pelos Estados Unidos à Saab a respeito da aquisição dos caças Gripen pelo Brasil, ocorrida em 2014. Lula classificou a solicitação como uma “intromissão”, destacando que não faz sentido questionar um contrato já firmado e executado. A fabricante sueca Saab, responsável pelos Gripen, revelou que foi intimada pelo Departamento de Justiça dos EUA para fornecer detalhes sobre a venda das 36 aeronaves, no valor de US$ 4,5 bilhões. A empresa assegurou que vai colaborar com as investigações americanas.

A compra dos caças foi analisada por autoridades brasileiras e suecas, que não encontraram indícios de irregularidades. O processo de aquisição começou em 2006, durante o primeiro mandato de Lula, e foi finalizado em 2014. Em 2016, Lula foi alvo de uma denúncia do Ministério Público Federal, acusado de tráfico de influência e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Zelotes, mas a ação foi suspensa pelo STF, que apontou falta de provas e imparcialidade no caso.

Os caças F-39 Gripen E/F possuem uma velocidade máxima de 2.400 km/h e podem carregar até 7,2 toneladas de armamentos. Sua autonomia varia de 1.100 quilômetros com armamentos a até 4 mil quilômetros vazia. As primeiras aeronaves começaram a operar na Força Aérea Brasileira em 2022, com a previsão de entrega total de 40 unidades, montadas pela Saab em parceria com a Embraer.

Fonte: Jovem Pan

Sair da versão mobile