Neste domingo, 13, a SpaceX realizou uma manobra inédita durante o quinto teste de sua Starship, o foguete mais poderoso já construído. A missão teve sucesso ao trazer o propulsor Super Heavy, a parte inferior da nave, de volta à base de lançamento em Boca Chica, Texas.
O fundador da empresa, Elon Musk, compartilhou o momento histórico nas redes sociais. Um porta-voz da SpaceX celebrou a conquista, afirmando: “Amigos, este é um dia para os livros de história da engenharia.”
Starship rocket booster caught by tower pic.twitter.com/aOQmSkt6YE
— Elon Musk (@elonmusk) October 13, 2024
Os principais objetivos da operação eram realizar o primeiro retorno do propulsor ao local de lançamento e a captura do mesmo, além de testar uma reentrada e pouso da Starship com um mergulho no Oceano Índico. Durante a manobra, o Super Heavy reacendeu três de seus 33 motores Raptor para desacelerar sua descida, mirando na torre de onde havia decolado.
Esse teste é considerado fundamental para as futuras missões da SpaceX à Lua e Marte. A Starship, que tem 120 metros de altura (somando a nave e o propulsor) e 9 metros de diâmetro, poderá transportar até 100 pessoas. Projetada para ser reutilizável, a nave tem capacidade para carregar até 250 toneladas se descartada após uma missão e 150 toneladas se precisar ser reutilizada.
Fonte: Revista Oeste/ Olhar Digital