Ícone do site RCCNews

Governo federal pode reproduzir projeto de combate à fome do Paraná em todo o Brasil

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitam a Ceasa Curitiba nesta sexta-feira (08).

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (8) uma comitiva de Brasília liderada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para uma visita técnica à Ceasa Curitiba. O grupo conheceu as instalações do programa Banco de Alimentos Comida Boa e detalhes da iniciativa, considerada um exemplo nacional no combate ao desperdício de alimentos e do combate à fome e que pode, de acordo com o representante do governo federal, virar case nacional.

O governador disse que o fato do Banco de Alimentos Comida Boa inspirar iniciativas similares em outros estados por meio do governo federal e de organizações do terceiro setor enche o Paraná de orgulho. “A vinda do ministro Paulo Teixeira e de representantes de outras entidades ligados ao combate à fome ao Paraná nos dá a oportunidade de colaborar com a diminuição da miséria em nível nacional, fazendo com que essa boa ideia chegue a outras Ceasas”, disse.

“Infelizmente o desperdício de alimentos é um problema no Brasil e em outras regiões do mundo, por isso fizemos parcerias com os agricultores e operadores da Ceasa para que pudéssemos fazer um reaproveitamento deles no Paraná. Parte dos alimentos são doados in natura, enquanto grande parte é industrializada, sendo higienizada, cortada, embalada e entregue a quem mais precisa”, afirmou Ratinho Junior.

Após conhecer mais detalhes do programa e visitar a cozinha onde os alimentos são processados, o ministro elogiou a iniciativa e disse que o governo federal pode replicá-la em outras Ceasas pelo País. “Essa é uma bela iniciativa que reúne o combate ao desperdício de alimentos, a assistência aos mais necessitados por meio de parcerias com instituições sociais e a ressocialização de pessoas com uma porta de entrada para o mercado formal de trabalho”, disse.

Ele ainda indicou que a União deve aportar inicialmente recursos para a criação de bancos de alimentos nos moldes do Paraná na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e nas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas). “Políticas como essa são importantes para que o Brasil volte a sair do mapa da fome e nós pretendemos replicar este modelo para todo o País”, afirmou.

Fonte: AEN

Sair da versão mobile