Ícone do site RCCNews

Conmebol ignora ofício da CBF para mudança de classificação à Libertadores

Rafael Ribeiro/Flickr/CBF

Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, além do calendário nacional para 2025, um ofício enviado à Conmebol para alterações das vagas nos torneios continentais. O documento, no entanto, foi ignorado pela entidade máxima sul-americana.Play Video

De acordo com o ge.globo, o ofício, que parte de uma sugestão da CBF para exclusão da participação brasileira na fase preliminar da Libertadores (a Pré-Libertadores), foca em mudanças nos torneios internacionais de 2026, ou seja, no Brasileirão de 2025. Porém, o documento da entidade, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, não menciona a data exata para alteração.

As soluções propostas pela CBF foram:

Além disso, segundo o portal, as conversas informais entre dirigentes das duas partes não avançaram, tanto que não houve resposta oficial ao ofício. A expectativa é que a Conmebol mantenha o calendário da forma que está até 2026, quando se encerram os atuais acordos comerciais pelos torneios.

Com a indefinição da data no comunicado, o Corinthians abriu os olhos para uma possível mudança na classificação do Brasileirão de 2024. Isso porque o Brasil tem seis vagas garantidas à fase de grupos (primeiro ao quarto) e duas para a etapa preliminar (quinto e sexto), mas com o título do Flamengo, atual quinto colocado, na Copa do Brasil, o sétimo herdaria uma das vagas.

O clube alvinegro ocupa a décima colocação, com 41 pontos, seis a menos que o Cruzeiro, dono da sétima posição. O time mineiro, vale lembrar, pode ampliar o número de vagas para a Libertadores em caso de título da Sul-Americana. Portanto, o G7 pode virar G8 já na 35ª rodada do torneio nacional. O G8 também pode virar G9 na hipótese de título do Botafogo na final da Libertadores, contra o Atlético-MG.

A Libertadores de 2025 é a única forma do Timão garantir classificação à Copa do Brasil do ano que vem. Todas as equipes brasileiras do torneio continental entram diretamente na terceira fase do principal mata-mata do país.

Fonte/ Crédito: Meu Timão

Sair da versão mobile