Na noite da última terça, 3, ficará marcada na vida dos 669 alunos de 8 escolas municipais de Sarandi. Após a conclusão do curso, os alunos do 5° ano foram certificados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O evento, realizado no Ginásio Tancredo Neves, reuniu cerca de 2 mil pessoas em clima de celebração. A ação é promovida pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar (PM).
A formatura do Proerd foi dividida em dois dias. A segunda noite, realizada nesta quarta, 4, certificará mais 669 crianças de 10 a 11 anos. A ação alcança mais de 1,3 mil alunos das 17 unidades de ensino municipal. Ao longo do curso foram realizados 10 encontros de forma semanal. Em Sarandi as escolas são divididas entre setor norte e sul, dividindo as escolas por blocos. A cada três meses, um bloco de escolas é finalizado, e outro é iniciado.
Além de diplomação, a noite contou com música ao vivo, apresentada pela Banda Proerd, momentos de interação e sorteio de bicicletas, adquiridas pela Prefeitura. “É bom demais ver tanta gente reunida com um objetivo tão nobre. Esse programa é um pilar importante de conscientização, direcionado aos pequenos. A construção de uma sociedade mais segura começa desde cedo”, disse o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato.
Criado há mais de 40 anos, e presente em mais de 50 países, o Proerd tem como principal objetivo contribuir para a formação crítica de crianças, possibilitando a formação de cidadãos com discernimento para atuar na construção de uma sociedade mais segura. Ao longo dos encontros, são abordados temas como prevenção ao uso e abuso de drogas, além de conscientização sobre práticas violentas dentro e fora do ambiente escolar.
Fonte: Prefeitura de Sarandi