Ícone do site RCCNews

Prefeitura lança ferramenta própria para análise automatizada de editais de licitação

Crédito: Fábio Reina / PMM

Crédito: Fábio Reina / PMM

Modelo nacional em transparência e compliance, a Prefeitura de Maringá inova e lança um bot para análise automatizada de editais de licitação. A ferramenta, chamada de Apolo (Assistente de Processamento e Organização de Licitações Otimizado), foi criada pela equipe de auditores da Secretaria de Compliance e Controle. O lançamento da solução inovadora será nesta segunda-feira, 9, às 15h, no Auditório Hélio Moreira, durante a cerimônia oficial de entrega do Selo Diamante em transparência pública. Maringá é uma das únicas cidades a desenvolver uma ferramenta para análise automática de editais. 

O Apolo realizará diariamente a análise automática dos editais de licitação publicados. Todos os editais serão analisados em dois momentos: no ato de publicação e na homologação do processo. A partir de filtros desenvolvidos pela equipe de auditores, a ferramenta analisa de forma automática se os editais reúnem o estudo técnico preliminar, parecer jurídico, solicitação de despesa, autorização da autoridade competente e também aponta possíveis situações sobre o CNPJ das empresas participantes das concorrências. 

Caso seja verificada alguma fragilidade, o sistema emitirá alerta para os auditores, o que poderá evitar riscos na contratação e antecipar ajustes para reduzir cancelamentos ou suspensões dos pregões. 

O Apolo é inspirado na Ferramenta Alice, sistema desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e que foi adotado pela Prefeitura de Maringá em janeiro deste ano. “A ideia dos nossos auditores foi desenvolver um sistema próprio e que pudesse ser ajustado constantemente a partir das necessidades identificadas pela equipe. Além disso, toda a programação foi desenvolvida considerando as características dos processos licitatórios de uma administração municipal”, afirma o secretário de Compliance e Controle, Maurício Domingos. 

Além da análise realizada pelos auditores de controle interno e pela Ferramenta Alice, todos os processos licitatórios do município também passarão pelo Apolo. “Com isso, vamos aprimorar ainda mais nossos processos, garantir uma tripla verificação de todos os editais de forma ágil e evitar possíveis inconsistências, reduzindo cancelamentos ou suspensões dos pregões”, destaca o secretário.  

Selo Diamante – Nesta segunda-feira, 9, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Prefeitura de Maringá recebe oficialmente o Selo Diamante em transparência pública. A cerimônia será realizada às 15h, no Auditório Hélio Moreira. O município atingiu o maior índice da história em transparência e conquistou o selo diamante pelo segundo ano consecutivo neste ano. 

O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), que faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon), reforça o compromisso da gestão municipal com a ética, controle de recursos públicos e divulgação de dados e informações para a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Maringá

Sair da versão mobile