Ícone do site RCCNews

Obras do Eixo Monumental seguem em outras áreas da Praça da Catedral

Crédito: Rafael Macri / PMM

Para garantir o acesso das pessoas à praça e à Catedral, tapumes das áreas parcialmente concluídas foram retirados

As obras do Eixo Monumental na Praça da Catedral seguem em andamento e não foram concluídas totalmente. Na sexta-feira, 28, a pedido da Prefeitura de Maringá, a empresa responsável finalizou a retirada dos tapumes para garantir o acesso das pessoas à praça e à Catedral, considerando que o acesso do estacionamento dos fundos está fechado e com obras em andamento. No entanto, outras áreas da Praça ainda passarão por intervenções, como é o caso da frente da Catedral e da Avenida Tiradentes, que serão unificadas por meio de uma faixa elevada (confira abaixo todas as etapas das obras).   

O secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, explica que o projeto do Eixo Monumental é voltado para privilegiar a convivência entre as pessoas e o fluxo de pedestres. Para isso, a Praça da Catedral, a Avenida Tiradentes e a Praça Renato Celidônio serão unificadas e ficarão no mesmo nível, o que garantirá o fácil deslocamento de pedestres, incluindo pessoas com dificuldades de locomoção. Dessa forma, algumas etapas não estão finalizadas, como é o caso da sinalização no piso para deficientes visuais. A sinalização ligará a Praça da Catedral à Praça Renato Celidônio e estará totalmente concluída após a finalização de todas as fases da obra. 

“Essas são etapas que ainda serão executadas e o prazo final para conclusão de toda a praça é 30 de outubro. O piso tátil, por exemplo, não acaba no meio fio. Esse meio fio será retirado e tudo ficará no mesmo nível da praça, com a sinalização tátil seguindo o projeto e também conduzindo para a Praça Renato Celidônio. Até que a obra seja finalizada, a empresa colocará uma sinalização tátil de alerta para que a pessoa com deficiência visual identifique que há um obstáculo devido à obra”, afirma o secretário de Obras. 

Ele lembra que, como a obra não foi totalmente concluída, a empresa também deve realizar o nivelamento do calçamento da praça. “Organizamos a execução da obra em etapas para otimizar a evolução dos serviços e minimizar os impactos na rotina dos maringaenses. Para iniciar uma nova frente de trabalho, a empresa contratada deve finalizar o que está em andamento”, destaca o secretário de Obras, Artur Tunes.   

Confira as etapas das obras na Praça da Catedral:

 Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura):

Vila Olímpica:

Fonte: Prefeitura de Maringá

Sair da versão mobile