Ícone do site RCCNews

Conclave: Começa a eleição do novo Papa no Vaticano

Reprodução: Google Maps

Reprodução: Google Maps

133 cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher o sucessor de Francisco; primeira votação ocorre nesta quarta-feira

Conclave 2025: Começa a eleição do novo Papa no Vaticano

133 cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher o sucessor de Francisco; primeira votação ocorre nesta quarta-feira

O Vaticano inicia nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025, o conclave que elegerá o 267º Papa da Igreja Católica, sucedendo o Papa Francisco, falecido em 21 de abril aos 88 anos. A cerimônia começa com a Missa “Pro Eligendo Pontifice”, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, na Basílica de São Pedro. Às 16h30 (horário local), os 133 cardeais eleitores entram em isolamento na Capela Sistina, onde ocorrerá a primeira votação.

Para a eleição do novo pontífice, é necessário que um candidato obtenha ao menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos. Nos primeiros dias, estão previstas até quatro votações diárias. Se após três dias não houver consenso, os cardeais farão uma pausa para oração e reflexão.

Os cardeais estão hospedados na Casa de Santa Marta, com os quartos sorteados previamente . Durante o conclave, eles permanecem isolados, sem acesso ao mundo exterior, e todos os envolvidos no processo, incluindo funcionários de apoio, juraram sigilo sob pena de excomunhão.

A expectativa é que o conclave dure de dois a três dias. A eleição do novo Papa será anunciada ao mundo com a tradicional fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, seguida da proclamação “Habemus Papam”.

Fonte: Folha de S. Paulo/ Vatican News

Sair da versão mobile