Ícone do site RCCNews

Guarda Municipal de Maringá amplia capacidade de atendimento com 15 novas viaturas

Crédito: Samuel Ribeiro/PMM

Crédito: Samuel Ribeiro/PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Segurança, entregou 15 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM) em uma cerimônia realizada na sexta-feira, 19 de junho de 2026. A nova frota é composta por 13 unidades do modelo Fiat Argo e duas do Fiat Cronos. O investimento total de R$ 1,6 milhão foi viabilizado por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Delegado Jacovós e Fábio Oliveira, contando também com o apoio do Governo do Estado do Paraná.

Os novos veículos serão destinados a frentes estratégicas da corporação, incluindo o patrulhamento preventivo, o acompanhamento à Patrulha Maria da Penha, a fiscalização de trânsito, além da proteção ambiental e patrimonial. O prefeito Silvio Barros e a vice-prefeita Sandra Jacovós destacaram que o reforço da frota e o aumento do efetivo ampliam a presença nas ruas, gerando mais agilidade nas respostas e promovendo o bem-estar e a confiança da população para ocupar os espaços públicos.

De acordo com o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, os automóveis passarão por adequações técnicas obrigatórias, como a instalação de giroflex e outros dispositivos necessários para o patrulhamento, antes de entrarem em operação definitiva. A comandante da Guarda, Irene Santos, e os vereadores presentes, como William Gentil e Pastor Sandro (presidente da Comissão de Segurança da Câmara), reforçaram que a aquisição garante melhores condições de trabalho aos servidores dedicados à proteção da cidade.

O reforço operacional é respaldado pelo crescimento expressivo nos índices de produtividade da instituição nos últimos anos. O deputado estadual Delegado Jacovós enfatizou que o cumprimento de mandados de prisão pela Guarda Municipal em Maringá saltou de 13 em 2024 para 19 em 2025, atingindo 33 em 2026. Paralelamente, o volume de abordagens a suspeitos também registrou uma alta acentuada, subindo de 424 (2024) para 594 (2025) e alcançando 968 abordagens no ano de 2026.

O evento de entrega também foi acompanhado pelo deputado federal Ricardo Barros, pelos vereadores Angelo Salgueiro e Guilherme Machado, além de autoridades das forças de segurança parceiras, como o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Adriano Alves, e o major do 4º Batalhão da Polícia Militar, Alexandro Gomes.

Fonte: Prefeitura de Maringá

Sair da versão mobile