Tecnologia

Windows 11 com problemas após atualização de maio (KB5026372); como resolver

Problemas na atualização de maio (KB5026372) para Windows 11 estão sendo relatados por usuários. Mesmo com a aplicação de diversas...

Usuários relatam problemas com atualização de maio (KB5026372) para Windows 11. Foto: Oficina da Net / Oficina da Net
Problemas na atualização de maio (KB5026372) para Windows 11 estão sendo relatados por usuários. Mesmo com a aplicação de diversas correções, pessoas publicaram no Reddit relatos sobre problemas enfrentados com o novo patch disponibilizado pela Microsoft.

De acordo com as publicações no Reddit, a atualização KB5026372 para Windows 11 versão 22H2 está gerando problemas com conexões VPN, principalmente as VPN L2TP/IPSec. Houve queixas relacionadas à uma diminuição considerável nas velocidades de download e upload, além de dificuldades para baixar arquivos sftp com VPN L2TP/IPsec.

Usuários relatam problemas com atualização de maio (KB5026372) para Windows 11. Fonte: Oficina da Net

Para tentar resolver o problema nas conexões VPN, os administradores das máquinas tentaram reinstalar a WAN, limpar o DNS, desabilitar o IPv6 e desabilitar o firewall. Entretanto, nenhuma destas ações foi efetiva para solucionar o bug.

Houve também relatos de que a atualização do maio do Windows 11 causou a ativação do BitLocker, fazendo com que ocorresse um loop de reparo automático, obrigado as pessoas a realizar uma reinstalação limpa do Windows. Usuários relataram também um comportamento estranho onde o computador desligava ao invés de reiniciar quando o comando de reiniciar era dado.

Atualização de maio (KB5026372) traz problemas para usuários

Além dos bugs relacionados à conexão VPN, foi relatado também problemas no aplicativo Segurança do Windows. Devido a um bug no app, diversos avisos de segurança voltaram a aparecer.

O Gerenciador de Tarefas também começou a apresentar problemas, onde o Chrome ou o Edge aparecem ao pesquisar por apps como Roblox e Kapersky. O desempenho do Hub de Comentários está péssimo e apresenta lentidão.

Infelizmente a Microsoft não confirmou ainda o acontecimento dos problemas citados acima. Porém, caso queira se livrar destes bugs, basta remover esta atualização e pausar as atualizações automáticas.

Como corrigir os problemas causados pela atualização KB5026372 no Windows 10

Caso você esteja enfrentando problemas com o funcionamento de seu computador após a atualização KB5026372 ser instalada, há uma única solução para resolver isto. Será necessário desinstalar a atualização. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 01: Clique no menu iniciar e selecione o “Windows Update”

Passo 02: Ao acessar a janela do Windows Update, selecione “Exibir histórico de atualizações”

Passo 03: Localize a atualização KB5026372 e clique em desinstalar.

Passo 04: Reinicie o computador.

Pronto, após reiniciar o computador, provavelmente os problemas terão se resolvido.

O que há de novo na atualização de maio (KB5025221) do Windows 11?

A compilação 22621.1635 do Windows 11 versão 22H2 chega através da instalação do patch KB5026372. Ao atualizar, serão aplicadas 20 alterações, onde temos como destaque as seguintes mudanças:

Correção de um bug que afetava as políticas assinadas do Windows Defender Application Control (WDAC), que não estavam sendo aplicadas ao Secure Kernel quando o Secure Boot estava ativado.
Solução de um problema que causava a visualização de tarefas exibida na área errada ao fechar um jogo em tela cheia usando Win+Tab.
Correção de um problema nos logins de PIN do Windows Hello for Business para Serviços de Área de Trabalho Remota, que anteriormente exibiam uma mensagem de erro: “A solicitação não é suportada”.
Solução de bug no GPResult e no conjunto de políticas resultantes devido a um problema nas políticas de bloqueio de conta do administrador.
Correção de um problema que afetava o Unified Write Filter (UWF), onde os dispositivos paravam de responder ao serem desligados usando uma chamada para Windows Management Instrumentation (WMI).
Correção de um problema de travamento no Resilient File System (ReFS) que impedia a inicialização correta do sistema operacional.
Solução de bugs nos comandos MySQL, que falhavam em contêineres Windows Xenon.
Correção de um problema de disponibilidade do ponto de extremidade direto do SMB em sistemas que usam conjuntos de caracteres multibyte.
Correção de um bug que acontecia com aplicativos que usam DirectX em drivers gráficos Intel mais antigos, onde anteriormente eles apresentavam um erro de apphelp.dll.
Solução um bug no LAPS (Local Administrator Password Solution) que causava falha ao gerenciar a senha local da conta quando estava configurada em circunstâncias específicas.

Outras notícias

Tecnologia

China lança foguete e o traz de volta ao solo em teste bem-sucedido

A China conseguiu lançar e pousar o protótipo de um foguete em uma plataforma no mar, abrindo o caminho para...
Tecnologia

iPhone 15 Pro ganha novas imagens com câmeras maiores e USB-C

Novas imagens mostram em detalhes o possível visual final do iPhone 15 Pro. De acordo com o conteúdo divulgado pelo...