Para ampliar o número de consultas e exames, a Prefeitura de Maringá realizou novo mutirão no sábado, 11, com oferta de 675 procedimentos. Desde julho, foram cinco mutirões com cerca de 4 mil atendimentos extras, além dos 125 mil procedimentos agendados nos cinco meses. Apenas neste sábado, foram realizadas consultas em quatro especialidades, seis tipos de exames e avaliações cirúrgicas.
Os atendimentos foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde e os pacientes comunicados. Os procedimentos ocorreram no Hospital Municipal e nos prestadores conveniados contratados pela Prefeitura. Durante o mutirão, foram realizadas consultas de angiologia, reumatologia, cardiologia e endocrinologia, além de exames de endoscopia, colonoscopia, ressonância magnética, ecocardiografia, eletrocardiograma e ultrassonografia. Também houve avaliações cirúrgicas de otorrino, proctologia e infantil para postectomia.
Neste sábado, 11, cerca de 20% dos pacientes não compareceram aos atendimentos agendados. O secretário de Saúde, Clóvis Melo, reforça o apelo para que os pacientes avisem com antecedência caso não possam comparecer. “Isso impacta no atendimento, já que outra pessoa poderia ser atendida no lugar. O paciente deve avisar na UBS de referência ou sinalizar no momento em que for comunicado sobre o agendamento, caso não possa ir a consulta ou exame”, diz.
Além dos mutirões, a Prefeitura de Maringá também ampliou as equipes das unidades de saúde e fortaleceu a rede de prestadores SUS. O município investiu R$ 2,5 milhões para ampliar o número de procedimentos realizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep). Também houve ampliação da capacidade do Hospital Municipal em 35% para realização de cirurgias, além de implantação de clínico geral para atendimento espontâneo nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir mais agilidade.