Geral

Com mais de 41°C, Rio de Janeiro tem novo recorde de calor

A temperatura passou dos 41°C na cidade do Rio de Janeiro, por volta das 11 horas da manhã deste sábado,...

Foto: Getty Imagens
A temperatura passou dos 41°C na cidade do Rio de Janeiro, por volta das 11 horas da manhã deste sábado, 18 de novembro, estabelecendo um novo recorde de calor para o ano de 2023.

Na região da Marambaia, na zona oeste carioca, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 41,4°C às 11 horas, e ao meio-dia 41,9°C, já superando o recorde de calor anterior para o ano de 2023, que era de 40,6°C alcançados na última quinta-feira 16 de novembro.

Mas o calorão no rio neste sábado não vai parar agora. a ele até pelo menos por volta das 15 horas e a expectativa é de a temperatura suba um pouco mais e alcance a marca dos 42°C. A temperatura do ar à sombra, ao meio-dia era de 40,4°C em Niterói, 40,2°C em Muriaé e 40,1°C em Seropédica.

Frente fria e temporais à vista
Mas cariocas e fluminenses devem ficar atentos para o que vem por aí. Após esse calorão, uma frente fria vai chegar ao Rio de Janeiro entrando em choque com esse ar muito quente que está por todo estado, o que vai facilitar a formação de nuvens muito carregadas, que devem provocar temporais na tarde e noite deste sábado.

A previsão é de muita chuva também para o domingo, 19, e para segunda-feira, 20 de novembro, feriado da Consciência Negra

Queda da temperatura
Além da chuva forte, uma acentuada queda da temperatura está prevista para os próximos dias. A Climatempo prevê temperatura máxima de 30°C para o domingo, uma queda de 10 a 12°C em relação ao sábado, 28°C para a segunda-feira.

 

Outras notícias

Geral

Animais também estão sujeitos a estresses devido às altas temperaturas

As temperaturas elevadas não provocam efeitos negativos somente no ser humano. Também os animais, sejam domésticos ou de produção, estão...
Geral

Chuvas: Estado inicia liberação de R$ 30 milhões para recuperação de estradas rurais

O Governo do Estado já liberou o repasse de aproximadamente R$ 8,9 milhões do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap)...