Política

Em carta, Milei convida Lula para posse e fala em aproximação bilateral: ‘Nossos países têm desafios pela frente’

Javier Milei, presidente eleito da Argentina, enviou ao presidente Lula uma carta em que convida o mandatário para sua cerimônia...

Javier Milei, presidente eleito da Argentina, enviou ao presidente Lula uma carta em que convida o mandatário para sua cerimônia de posse, marcada para de 10 de dezembro, e fala sobre a relação entre os dois países e a importância de mantê-las. Durante sua campanha, o libertário havia deixado claro que não iria manter relações com governos comunistas e chegou a atacar o líder brasileiro em algumas ocasiões, e até mesmo alegar que ele estaria interferindo nas eleições argentinas.

A carta, veiculada pela imprensa da Argentina, foi divulgada no mesmo dia em que a assessora Diana Mondino desembarcou em Brasília para se reunir com integrante do governo Lula, como o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. “Faço chegar a presente mensagem a fim de transmitir o convite para a minha posse em 10 de dezembro”, começa a carta direcionada à Lula.

“Sei que o senhor conhece e valoriza fortemente o que significa este momento de transição para a história da República da Argentina, seu povo e, naturalmente, para mim e a equipe de colaboradores que me acompanham na próxima gestão de governo”, continua o libertário.

“Nossos países têm muitos desafios pela frente, e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultua, baseada nos princípios da liberdade, nos colocará como países competitivos em que seus cidadãos possam desfrutar ao máximo de suas capacidades e, assim, ter o futuro que desejam”, escreveu Milei, que também destacou que Brasil e Argentina são países que estão estritamente ligados pela geografia e a história, e, a partir deles, “desejamos continuar compartindo áreas complementares, a nível de integração física, comercio e presença internacional, que permitam que todo este trabalho conjunto se traduza, em ambos os lados, em crescimento e prosperidade para brasileiros e argentinos”, diz o libertário.



Outras notícias

Política

Governo disponibilizará R$ 56 milhões para vítimas de ciclone no Sul

O presidente da República em exercício Geraldo Alckmin reuniu, neste sábado (9), no Palácio do Planalto, ministros e demais integrantes...
Política

CPIs agitam Congresso com depoimento de diretores da CBF e sócios da 123Milhas

Após a pausa do feriado de 7 de Setembro, as articulações políticas e econômicas devem voltar com força na semana...