Durante o mutirão deste fim de semana, serão realizados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, densitometria, endoscopia, colonoscopia, mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial) e holter. Haverá consultas de oftalmologia, cardiologia, endocrinologia e dermatologia, além de avaliações cirúrgicas de postectomia (fimose), urologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular e ortopedia.
Com a campanha ′Dezembro Laranja′, para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, a Prefeitura de Maringá e a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizarão mutirão neste sábado, 2, para avaliação dermatológica de 100 pacientes.O objetivo é identificar possíveis riscos de câncer de pele e, caso haja necessidade, encaminhar os pacientes para os serviços de referência e tratamento.
A ação do ′Dezembro Laranja′ será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu, com atividades e orientações sobre saúde bucal e dengue, além de avaliações nutricionais e atendimento de auriculoterapia e acupuntura. Os demais procedimentos serão realizados no Hospital Municipal e prestadores conveniados. Todos os atendimentos foram agendados previamente e os pacientes comunicados.
“Os mutirões fazem parte da estratégia da gestão municipal para garantir agilidade na realização dos procedimentos. O nosso objetivo é garantir que as pessoas sejam atendidas o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo. Ele lembra que o município também trabalha na gestão da fila de especialidades para atualização dos cadastros e ampliou a contratação de prestadores SUS de procedimentos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Os serviços públicos também foram fortalecidos, com a potencialização de especialidades no Hospital Municipal.