Saúde

Capacitação da Secretaria de Saúde reforça atuação de profissionais em emergências

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, nesta quinta-feira (30), uma capacitação de profissionais para atuação em situações de...

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, nesta quinta-feira (30), uma capacitação de profissionais para atuação em situações de emergência como acidentes, calamidades e avaliação de risco. O treinamento aconteceu em Apucarana, na região Norte do Paraná, e deu continuidade a uma série de módulos teóricos realizados na quarta (29) no município.

O evento, que tem como objetivo fortalecer a atuação de profissionais para socorro imediato, envolveu cerca de 100 trabalhadores da 16ª Regional de Saúde entre médicos, enfermeiros e bombeiros.

As simulações foram desenvolvidas com enfoque realístico para aprimorar o trabalho de equipes de resgate, simulando não somente o atendimento às vítimas terrestres como também a atuação em condições de apoio aéreo, com a utilização de helicópteros da Defesa Civil.

“O atendimento pré-hospitalar realizado pelo Samu é vital para salvar vidas, sobretudo devido à agilidade com que conseguimos operar este serviço no Paraná. Estamos fazendo grandes esforços para ampliar os serviços de urgência. Ter profissionais que possam agir em condições adversas é fundamental neste processo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Este é um empenho conjunto para capacitar de forma permanente estas equipes, reforçando também a mitigação de danos em acidentes com múltiplas vítimas. Esperamos em breve expandir estes treinamentos também para outras Regionais de Saúde, garantindo um aprimoramento do serviço em todo o Estado”, destacou o diretor-geral da Sesa, César Neves.



Outras notícias

Saúde

Falsa médica presa em SP é solta após pagar fiança de R$ 50 mil

A mulher, presa em flagrante por se passar por médica em São Paulo, pagou fiança de R$ 50 mil e...
Saúde

Paraná forma primeira turma de médicos para atuar com acupuntura no SUS

Com o objetivo de expandir a oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e ampliar o acesso da população paranaense...