A eleição democrática para escolha dos diretores foi implantada pela gestão municipal em 2017. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo de escolha. “É fundamental que todos os pais ou responsáveis compareçam às unidades e exerçam o direito de escolha. A participação dos servidores também é muito importante. O processo de consulta garante a construção de um ambiente escolar ainda melhor e participativo”, afirmou.
Será permitido um único voto por família, manifestado pelo pai, mãe ou responsável, independentemente do número de filhos na instituição. O voto é direto, secreto, igualitário e facultativo. Para votar é necessário apresentar documento de identificação com foto. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024 e terão mandato de dois anos.
Das 117 unidades escolares, 12 não tiveram candidatos. Não haverá eleição nos Cmeis Anjo da Guarda, Dra. Zilda Arns, João XXIII, José Luiz Beltran, Luiza Martos Murcia Fontes, Pioneira Tereza M. Fernandes e nas escolas municipais Professora Agmar dos Santos, Professora Benedita Natália, Gabriela Mistral, José Galetti, Dona Lázara Ribeiro Vilella e Professora Odette Alcântara. Nestes locais, conforme a lei municipal nº 1.400/2023, o diretor será nomeado por ato do Executivo, respeitados os requisitos formais de elegibilidade, até a realização de nova eleição.
Serviço:
O que: Eleição para diretores dos Cmeis e escolas municipais
Quando: Terça-feira, 5, das 7h às 18h30
Onde: Urnas instaladas nas unidades escolares