Os cigarros foram apreendidos em um caminhão que estava transitando pela rodovia BR 272, em Terra Roxa, no sábado (2). No momento da abordagem, o condutor informou que estava transportando milho, mas quando os policiais verificaram a carga descobriram as caixas de cigarros. O motorista foi detido e encaminhado junto com os ilícitos à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.
Ainda no sábado, os policiais apreenderam uma pistola Glock G17 calibre 9 mm, uma submetralhadora artesanal, um fuzil de airsoft, uniforme militar camuflado, colete tático, rádios comunicadores, munições e 2,8 quilos de drogas, entre pasta base de cocaína, maconha, haxixe e skank. “Os ilícitos estavam escondidos em uma propriedade rural no município de Terra Roxa”, afirmou o tenente Erioberto Alves Joeckel, do BPFRON.
Outros 492 quilos de maconha foram apreendidos num veículo GM/Astra, que transitava em uma estrada rural do município de Guaíra, no mesmo dia (2). O motorista do veículo conseguiu fugir. Os entorpecentes foram levados à Delegacia da Polícia Federal.
Em Pato Bragado, ainda no sábado, os policiais suspeitaram de um veículo Ford Fusion e, ao tentar abordá-lo, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade pela rodovia PR 495. Mais a frente, o carro chocou-se contra uma cerca e os dois ocupantes fugiram pela mata, não sendo mais localizados. No interior do Fusion, foram apreendidos mais 397,5 quilos de maconha. Ao verificarem o local de onde o veículo havia saído, os policiais encontraram um porto clandestino e localizaram mais 14 quilos de maconha. Os materiais foram encaminhados a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.
Já no domingo (3), mais 344 quilos de maconha foram apreendidos em Guaíra. Com a informação de que um carregamento de drogas sairia da aldeia indígena Mbyja Porã em um GM/Corsa, os policiais montaram uma operação e conseguiram localizar o veículo. Um homem de 73 anos que conduzia o veículo foi preso e encaminhado à Polícia Federal.
Denúncias e participação da sociedade:
O BPFRON reforça os canais de denúncia, encorajando a população a continuar contribuindo com informações relevantes para o combate ao crime. O disque denúncia do BPFROn está disponível pelo número (44) 9 9985-2726, assim como o Pelotão de Operações com Cães do BPFRON, que pode ser contatado pelo telefone (45) 99944-9752. Moradores de Guaíra e regiões próximas também podem utilizar os números (44) 3642-8800, (44) 9 9146-4868 (Umuarama-PR) e (46) 3180-0190 (Santo Antônio do Sudoeste-PR), bem como o telefone 190 da Polícia Militar e o disque Denúncias via o fone 181, todos os contatos para repassar informações podem ser feitos de forma anônima.