Mais de uma tonelada de alimentos, muitas roupas, brinquedos e milhares de fraldas foram entregues para três instituições de referência no amparo a crianças e adolescentes com câncer em situação de vulnerabilidade: o Hospital Erastinho (unidade do Hospital Erasto Gaertner), a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Câncer (APACN) e a União Paranaense de Apoio à Criança com Câncer e à Pessoa com Deficiência (UNIPACC).
Iniciativa da PRF que em 2023 completou dez anos, a campanha nasceu com o objetivo de auxiliar crianças e adolescentes com câncer em situação de vulnerabilidade e marca o dia nacional de combate ao câncer infantil, em 23 de novembro.
O calendário chama a atenção sobre os sinais e sintomas para uma doença que tem cura, mas que é essencial que seja diagnosticada precocemente. A incidência de casos de câncer está entre as principais causas de morte na faixa etária de zero a 19 anos no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
“Estamos muito felizes em realizar mais uma entrega, que apesar de tudo sabemos ser simbólica. O mais importante foi a oportunidade de chamar a atenção para um diagnóstico precoce e propiciar um momento feliz para algumas crianças”, relata o PRF Edson Braga, que coordenou a campanha.