Na noite de terça-feira (5/12), em Brasília, durante a 6ª edição do Prêmio que é realizado a cada dois anos, a Cocamar foi homenageada com a entrega de um troféu pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao presidente da Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lourenço, que estava acompanhado do vice-presidente do Conselho, Luiz Pio Lonardoni, e da gerente executiva de Governança, Fernanda Volpato. O prêmio fecha com chave de ouro o ano de 2023, em que a cooperativa comemora seis décadas de fundação.
Promovido em anos ímpares, o reconhecimento de âmbito nacional destina-se às cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), gerido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Por meio da aplicação do diagnóstico do PDGC, elas têm como objetivo elevar a qualidade de seus negócios, aprimorar a governança e os processos gerenciais para alcançar seus resultados e se manterem competitivas.
A Cocamar foi a única cooperativa do setor agro no país a ser finalista na categoria Excelência, para a qual há exigências adicionais, como o atendimento a critérios ESG, fidelização e experiência do cooperado. É a mais alta honraria prestada pelo Prêmio SomosCoop,
As outras três categorias são Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência e em todas a Cocamar já foi premiada. Em 2017, obteve a prata em Primeiros Passos, ouro no ano de 2019 em Compromisso com a Excelência e ouro novamente em 2021 na categoria Rumo à Excelência.
Depois de ser informada em junho que estava entre as finalistas, a Cocamar foi submetida a auditorias no mês de setembro, para validar as informações contidas no questionário de autoavaliação e, em outubro, o Sistema OCB formalizou convite para participar da cerimônia de premiação.
Inovadora e pensando em sua perenidade, a cooperativa foi a primeira do segmento agro, no Paraná, a implantar em 2014 um moderno modelo de gestão profissional, em que o Conselho de Administração estabelece o planejamento estratégico e delega sua execução a uma diretoria contratada.
Desde então, a Cocamar tem crescido 20% ao ano em média, período em que implantou várias unidades industriais, incorporou cooperativas, adquiriu empresas e vem batendo recordes sucessivos de faturamento, ao mesmo tempo em que registra uma expansão horizontal considerável que, além do Paraná, espalhou suas unidades para os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.