A Prefeitura de Maringá abriu um edital de licitação nesta terça, 5, para a compra e instalação de câmeras de vigilância para todas as escolas e creches da rede municipal de ensino infantil. De acordo com o edital, publicado no Portal da Transparência, a administração pretende gastar até R$ 2,9 milhões na licitação, em dois mil equipamentos.
No memorial descritivo do edital indica que a empresa vencedora da licitação terá que instalar, no mínimo, 16 câmeras em cada uma das 65 escolas e dos 52 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS). A abertura dos envelopes das empresas interessadas na licitação será realizada no próximo dia 20 de dezembro.
Também no memorial descritivo da licitação, cita que os equipamentos de monitoramentos deverão ser instalados em outros cinco imóveis da prefeitura: Secretaria de Educação (Seduc), sede da Gerência de Alimentação Escolas, Subsede, sede do Transporte Escolas e na sede Administrativa e de Infraestrutura.
Em entrevista ao Meio Dia Paraná – Maringá, programa da RPC, a secretária de educação, Nayara Caruzzo, explicou que as câmeras já devem entrar em funcionamento a partir de 2024. Além disso, todo o sistema de câmeras terá reconhecimento facial para garantir mais segurança.