Maringá é a única cidade entre entre as seis maiores cidades do Paraná a conquistar o selo diamante, nível máximo de avaliação no levantamento, e atendeu 100% das questões essenciais no Índice de Transparência da Administração Pública. O levantamento faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, realizado pelos Tribunais de Contas e pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon).
O prefeito Ulisses Maia destacou que a conquista faz parte de um projeto de mudança apresentado pela gestão municipal em que a transparência e a inovação são pilares fundamentais. “O que é público tem que ser absolutamente transparente. Isso não é apenas publicar os dados, mas garantir que a comunidade tenha acesso de forma fácil a essas informações. Nosso compromisso é garantir a eficiência, lisura e participação popular na gestão municipal”, afirmou o prefeito.
No Paraná, Maringá ficou à frente da capital Curitiba, que obteve selo prata. O município também ultrapassou Londrina, Ponta Grossa e Cascavel, com selo ouro, e São José dos Pinhais, selo prata. Para o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora, trata-se de uma conquista histórica. “A cidade que é a mais transparente possível, como é o caso de Maringá, tem potencial para atrair mais investimentos. Ter compromisso com o controle social e eficiência no gerenciamento de recursos é o que garante a confiança do empresariado”, afirmou.
A secretária de Compliance e Controle, Patrícia Parra, destacou que a transparência é um dos principais pilares para o combate à corrupção. Ela lembrou que neste sábado, 9, é celebrado o Dia Internacional contra a Corrupção. “Garantir a transparência e o controle social é um trabalho diário e a gestão municipal tem se destacado, comprovando a ética e integridade nos processos. Quanto mais transparente é um município, mais idôneas são suas ações”, afirmou.
O selo diamante foi comemorado por diversas autoridades durante a cerimônia desta sexta-feira, 8. A controladora-geral do Estado, Luciana Carla da Silva Azevedo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Guimarães, e o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Rodrigo Fontenelle, gravaram vídeos para parabenizar Maringá pela conquista. As mensagens foram exibidas durante o evento.