Os mutirões de combate à dengue reforçam as ações da Prefeitura de Maringá para prevenção da doença. Neste sábado, 16, os agentes de combate às endemias (ACEs) farão vistorias em residências dos bairros Jardim Diamante e Recanto Kakogawa, na região Norte. O objetivo é orientar os moradores, principalmente aqueles que não estão em casa durante a semana. A ação integrada contemplará 4.025 pessoas e 1.088 imóveis.
Os mutirões de combate à dengue envolvem equipes das secretarias de Saúde, Fazenda e Limpeza Urbana. Nesta quinta, 14, e sexta-feira, 15, haverá limpeza em locais com descarte irregular de lixo na região do Loteamento Batel. Além da vistoria nas residências no sábado, durante a semana a Fiscalização Integrada notificará imóveis em situação de má conservação para que os proprietários realizem a limpeza.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que a mobilização de toda a comunidade é fundamental para o combate da doença. “Os mutirões são importantes para ampliar as orientações de prevenção e eliminar focos da doença. No entanto, as ações individuais e os pequenos cuidados no dia a dia são primordiais para conter o avanço da dengue”, disse.
A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; tratar a água de piscinas com cloro, entre outras ações.