Em 2023, festivais de música e podcasts aumentaram no Brasil, refletindo o interesse do público por experiências coletivas e diversificadas. O Spotify divulgou os principais movimentos na indústria de áudio no ano, com base nos dados de consumo e nas pesquisas realizadas pela empresa.
O impacto das turnês internacionais
Diversos artistas internacionais visitaram o Brasil e, de alguma forma, geraram movimentações nos rankings da plataforma.
Roberta Pate, líder de negócios no Spotify no Brasil, observou esse impacto de maneira específica no Spotify Charts, que normalmente são ocupados por muitos artistas nacionais.
A banda Coldplay, conhecida por shows inesquecíveis, reacendeu em massa a escuta dos brasileiros e ocupou o 10º lugar no Top Artistas Brasil da semana entre 10 e 16 de março.
Taylor Swift, que visitou o Brasil recentemente, é a única artista internacional no TOP 5 de mais escutados no dia e na semana no Brasil.
O fortalecimento dos fandoms nos podcasts
Os fãs de podcasts se mostraram mais apaixonados pelos seus programas e artistas favoritos do que pelos seus programas de TV e atores preferidos, criando uma subcultura de engajamento e identificação.
O Podcast Festival confirmou essa tendência com ingressos esgotados em 24 horas e sessões ao vivo com os fãs dos principais nomes de podcasts de gêneros variados.
A velocidade de consumo de áudio
A cultura evolui cada vez mais rápido e os consumidores buscam acompanhar tudo de forma mais ágil. Por isso, muitos ouvintes aceleram as músicas e os podcasts, ou optam por versões remixadas e mais rápidas das faixas originais.
O relatório global de tendências Culture Next do Spotify mostrou que 40% da Geração Z ouviu um podcast em velocidade acelerada no último ano e 58% acelerou músicas.
Tendências virais
As tendências virais fazem a cultura evoluir mais rápido do que nunca. E, assim, as músicas ganharam versões, além da original, e pelas mãos dos próprios artistas.
A tendência viral de remixes acelerados de músicas conhecidas, geralmente produzidas por amadores, fez com que artistas mainstream e emergentes investissem na entrega das novas versões, já prontas para consumo dos seus ouvintes.
Foi o caso de Lana Del Rey com Say Yes To Heaven, e SZA, por exemplo, com a faixa Kill Bill, que continuam obtendo milhões de streams todos os meses.
Ao todo, versões de 100 faixas estão compiladas na playlist do Spotify sped up songs.
A presença dos podcasts
Por fim, os podcasts se tornaram companheiros inseparáveis de muitos ouvintes, promovendo conversas sinceras, revelando histórias emocionantes para os ouvintes que o consomem em diferentes momentos do dia, substituindo a televisão.
O que nasceu como descanso aos olhos depois de uma avalanche de conteúdos em vídeo, se tornou uma segunda tela constante com ávidos ouvintes por todo tipo de conteúdo, seja notícia, ficção, política, comédia, bem-estar, terror e muito mais.
Roberta Pate, líder de negócios no Spotify no Brasil.