“Importante reconhecer que ao longo dos seus 12 anos de história, a GCM acompanha as transformações da cidade atenta às exigências alinhadas com suas atribuições no âmbito da segurança”, afirma o coronel Márcio Antonio dos Santos, secretário de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans). “No entanto, nos últimos anos, a instituição alcançou grande notoriedade por sua capacidade operacional, expressiva dos avanços em organização, treinamento e infraestrutura”, acrescenta o secretário.
O reforço do efetivo está em andamento com o treinamento de 10 novos agentes de um total de 15, cinco dos quais são de Marialva. Aliás, a GCM tem sido requisitada a treinar guardas de outros municípios e está em entendimentos para atender instituição de Apucarana. A previsão do município é treinar 54 agentes dentro da grade curricular sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O treinamento será realizado em instalações em Apucarana.
Este ano, entre outros investimentos, a GCM recebeu novos uniformes, que incluíram camiseta de atividade física, camiseta de instrutor, camisa-combate manga longa e curta para atividades operacionais (ambas com proteção UV e resistência a fogo, rasgos e tração), e coturnos resistentes a fogo, água e perfurações. A alteração dos uniformes seguiu as orientações da Lei Municipal n° 265/2012, que normatiza a nomenclatura dos agentes para Guarda Civil Municipal.