Fundada em 1908, a Harvard Business School é considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo. Com uma metodologia baseada em estudos de caso e um ambiente favorável ao desenvolvimento de redes de contatos, a HBS já formou figuras renomadas como George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos da América, Ana Botín, atual presidente do Grupo Santander e Sheryl Sandberg, cofundadora da LeanIn.org e ex-diretora de operações da Meta.
Emilly conta que Harvard sempre foi um sonho para ela. “Desde pequena falava para minha mãe que um dia estudaria lá. Ela foi a pessoa que mais me incentivou a correr atrás deste sonho, nunca me deixando desistir, por mais distante que parecia”, declarou a estudante. “Não fui negligente em esperar que as oportunidades caíssem do céu. Me preparei para isso. Busquei saber como funcionavam os processos para que quando tivesse a oportunidade, pudesse tentar o ingresso”, acrescentou.
Intitulado Developing Yourself as a Leader (Desenvolvendo-se como um Líder, em uma tradução livre), o curso escolhido pela estudante é ofertado de forma on-line com aulas ao vivo. Com o objetivo de aprimorar habilidades de liderança e desenvolver competências e conhecimentos que possam impactar significativamente uma organização, o programa possui um corpo docente constituído por professores renomados da HBS e um ambiente de aprendizado colaborativo.
A jovem reconhece que a base acadêmica recebida na UEM e a abordagem direta dos professores foi essencial para sua admissão na HBS. Ela relata que foi desafiada por um ambiente acadêmico exigente que não apenas valorizava a excelência, mas também promovia uma abordagem prática do conhecimento. “A UEM estimulou meu pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento, habilidades que provaram ser essenciais na minha jornada até aqui”, comentou.
Além do apoio da mãe e dos professores, Emilly descreve como essencial o suporte recebido de seus supervisores de estágio, Alan Rogério Mincache e Adriana Eliza Federiche Mincache. Por conhecerem a jovem há muitos anos, eles sabiam dos objetivos dela e a incentivaram a buscar os meios e processos para que o sonho se tornasse realidade.
O programa de educação executiva da HBS se destaca ao integrar aulas online ao vivo, mentorias de desenvolvimento pessoal e aprendizado personalizado. Em uma pesquisa realizada pela HBS para mapear a origem dos alunos do curso, os dados indicaram que 47% dos estudantes têm raízes na América do Norte. Enquanto a América Latina registra o menor percentual, com apenas 4% dos alunos.
As demais regiões, como África, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio, também possuem representantes que contribuem para o aspecto internacional do programa. A combinação de diferentes métodos de ensino, somados a um quadro estudantil diversificado, possibilita interações enriquecedoras durante o desenvolvimento do curso. Fatores que evidenciam a atratividade global do programa.