O assistente virtual começou a funcionar em 18 de dezembro do ano passado. Durante o primeiro mês, mais de 20 mil pessoas foram cadastradas e 230 tipos de procedimentos foram confirmados por meio do WhatsApp. “É uma ação eficiente e sustentável implantada pela nossa gestão e que facilita para os pacientes, que podem confirmar o procedimento de qualquer lugar. É Maringá em movimento e com iniciativas que garantem a eficiência dos serviços públicos”, afirmou o prefeito em exercício Edson Scabora.
Com o ′Doutor Ingá′, o paciente recebe pelo WhatsApp os dados das liberações de consultas e exames, como dia, horário e local, além da guia online. Quando o usuário receber a mensagem, ele poderá confirmar ou cancelar o atendimento, conforme as opções de escolha e comandos disponibilizados: SIM (para confirmar) NÃO (para cancelar, o que será considerado desistência). Para solicitar o agendamento para nova data é necessário entrar em contato com a UBS de referência.
No momento da consulta ou exame, o paciente deve apresentar a guia que recebeu no celular e o pedido entregue pelo médico. O município reforça que não solicita dados pessoais ou qualquer tipo de pagamento por meio do WhatsApp. Os pacientes que não têm WhatsApp são comunicados por ligação telefônica sobre a liberação dos procedimentos.
Para o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o primeiro mês de funcionamento da ferramenta foi extremamente positivo. “Recebemos muitos elogios e as pessoas disseram que ficou mais fácil, já que não precisam se deslocar até a UBS para retirar as guias físicas. Isso gerou economia em papel, redução de ligações telefônicas e trouxe mais comodidade aos pacientes”, disse.