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Com obras concluídas e projetos em andamento, DER/PR moderniza rodovias do Noroeste

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), administra cerca de...

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), administra cerca de 3,5 mil quilômetros de rodovias estaduais apenas nas regiões Noroeste e Centro-Oeste, o que inclui execução de obras e também manutenção e conservação do pavimento e faixa de domínio.

A responsabilidade é da Superintendência Regional Noroeste, tema da segunda matéria de uma série sobre as atividades das cinco superintendências regionais do DER/PR. A primeira mostrou a atuação da Oeste. No total, o Departamento administra cerca de 12 mil km no Estado.

A SRNoroeste tem sede em Maringá, e conta com três escritórios regionais: Centro, em Campo Mourão; Caiuá, em Paranavaí; e Entre Rios, em Cruzeiro do Oeste. As quatro regionais são responsáveis atualmente por um orçamento de mais de R$ 1 bilhão.

As obras em andamento incluem a restauração em concreto (whitetopping) da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário; a duplicação do trecho composto pelas rodovias PR-317 e PR-840 no perímetro urbano de Campo Mourão; a implantação de dois novos viadutos na BR-376 em Sarandi; e a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu.

Há, ainda, a modernização do Trevo do Catuaí em Maringá, que se tornará uma interseção em desnível – atualmente está em fase de conclusão a etapa de elaboração de projeto do contrato, que é integrado e inclui a execução da obra também.

Entre as obras concluídas somente no ano passado, foram duas na PR-323: o novo Trevo Gaúchão em Umuarama, e 22,18 quilômetros de novas terceiras faixas em segmentos críticos de acidentes, entre Doutor Camargo e Iporã.

Entre as obras rodoviárias finalizadas, um dos grandes destaques no Estado é a pavimentação da Estrada Boiadeira entre Icaraíma e Umuarama, uma parceria do Governo do Paraná com o governo federal e a Itaipu Binacional. Com aporte de cerca de R$ 300 milhões da hidrelétrica, incluiu 33,61 quilômetros de pavimento novo e 13,3 quilômetros de pavimento restaurado, nove viadutos, o Contorno de Icaraíma e o Contorno de Santa Eliza.

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