Em dezembro do ano passado, após assinatura do contrato, o valor foi repassado à gestão municipal. O repasse será executado, por meio da Secretaria de Cultura, em ações realizadas neste ano, com foco no fomento à cultura local, aquisição de materiais e apoio de projetos em andamento.
O município já criou um grupo de trabalho, com representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá e da sociedade civil. Em breve, será realizada audiência pública para discutir, ao lado da classe artística, a destinação dos recursos. Após a audiência, serão publicados os editais para adesão dos artistas e contratação de espetáculos via recursos da Lei Aldir Blanc.
“Nossa cidade é comprometida com o incentivo à cultura. Com o repasse da Lei Aldir Blanc, proporcionamos a democratização de acesso e produção artística, incluindo novos programas e projetos para a comunidade”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião. Ele destaca ainda que essa é a segunda vez que Maringá é beneficiada com recursos da Pnab. Em 2020, o município direcionou repasse de R$ 2,5 milhões para produtores culturais e abertura de editais.