O ′Aprimora′ é o primeiro projeto viabilizado pelo município com recursos garantidos por meio da Lei Paulo Gustavo, criada pelo Governo Federal para fomento à cultura. O investimento foi de cerca de R$ 150 mil. “Ter um setor cultural cada vez mais capacitado e forte proporciona geração de emprego e renda, além de mais atrações artísticas para a população. O ′Aprimora′ foi criado para promover a valorização e ampliar o horizonte criativo dos nossos agentes culturais”, afirma o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora.
A primeira edição do projeto segue até 7 de abril, com cerca de 500 vagas para oficinas e cursos livres (inscreva-se aqui). A programação conta com 18 atividades nas áreas de literatura, audiovisual, culturas populares, patrimônio cultural e espaços culturais (clique aqui e confira a programação completa). Os encontros ocorrerão no CAC e no Teatro Barracão.
O secretário de Cultura, Victor Simião, reforça que “o objetivo do projeto inédito é aproximar os fazedores de cultura de Maringá de grandes nomes da classe artística nacional para despertar, ainda mais, a criatividade dos profissionais locais”. Ele destaca, ainda, que o ′Aprimora′ faz parte das metas do Plano Municipal de Cultura, que prevê capacitações e formações contínuas.