Maringá

Prefeitura promove capacitação para agentes de saúde e realiza novo mutirão de combate ao mosquito da dengue

O combate ao mosquito da dengue é um dever de todos e a Prefeitura de Maringá tem ampliado as iniciativas...

Rafael Macri/PMM
O combate ao mosquito da dengue é um dever de todos e a Prefeitura de Maringá tem ampliado as iniciativas com adoção de medidas para prevenção da doença. As ações foram intensificadas e neste sábado, 24, haverá mais um mutirão em bairros da região Norte. A ação integrada contemplará 2.930 imóveis e cerca de 6.600 pessoas. Nesta quinta-feira, 22, o município também promoverá capacitação sobre a doença para agentes comunitários de saúde (ACSs).

A formação para os ACSs será realizada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O objetivo é contextualizar todos os profissionais sobre o cenário enfrentado no Brasil e reforçar o combate à dengue na estratégia de saúde da família. A formação ocorrerá em dois horários, às 8h30 e às 13h30, no auditório da Secretaria de Saúde.

“Os agentes comunitários de saúde têm vínculos importantes com a comunidade e conhecem as famílias. O objetivo é aproveitarmos essa proximidade para intensificarmos os cuidados e medidas de prevenção, com orientação e acompanhamento de casos de dengue”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
No sábado, 24, os agentes de combate às endemias vão realizar vistorias em residências na região dos bairros Conjunto Residencial Parigot de Souza, Loteamento Liberdade e Jardim da Glória. A ideia é visitar residências fechadas durante a semana e orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. Durante a próxima semana, a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda notificará imóveis em má conservação para que os proprietários realizem a limpeza.

Fumacê – Na semana passada, a Prefeitura iniciou aplicação do fumacê em 12 localidades, após autorização da Secretaria de Estado da Saúde. O inseticida é a última estratégia utilizada no combate à dengue e a seleção dos locais considera o número de casos confirmados e notificados da doença e o índice de infestação do 1º Lira.

Os pontos, definidos de forma estratégica, fazem parte das seguintes localidades: Parque Itaipu, Jardim Diamante, Jardim Piatã, Vila Operária, Jardim Dias, Jardim Oriental, Jardim Universitário, Jardim Alvorada I, Jardim Novo Oásis, Alvorada II Ampliação e Conjunto Residencial Branca Vieira e Conjunto Habitacional Requião. Clique aqui e confira o mapa com as ruas que serão atendidas em cada bairro.

Para que o fumacê tenha resultados é necessário que a população adote algumas medidas durante a aplicação. Clique aqui e confira as respostas para algumas dúvidas comuns sobre o fumacê e a dengue.



Outras notícias

Maringá

Decreto estabelece prazos para serviços no Cemitério Municipal

A Prefeitura de Maringá prepara o Cemitério Municipal para receber os visitantes no Dia de Finados, celebrado em 2 de...
Maringá

Com cerca de 120 concorrentes, ′Prêmio Inova Maringá′ anuncia vencedores; gestão municipal teve 40 projetos finalistas

Para valorizar projetos inovadores da cidade, a Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech),...