Ao todo, mais de cem cidades no Brasil irão participar, sendo Maringá uma das cidades-sede definidas pelo Sebrae Nacional. Estão na agenda do evento rodadas de mentorias sobre temas como validação de ideias, modelo de negócio, aspectos jurídicos, como preparar um picth (apresentação curta e direta sobre a startup, geralmente para atrair investidores), crescimento e vendas, time e pessoas e validação de produtos.
Além das mentorias, haverá pitches com startups apresentando suas soluções – de forma inédita, o evento contará com apresentações em inglês, com participantes do treinamento Picth Journey. Entre as palestras, uma delas terá como tema “Do zero aos R$ 100 milhões – como criar uma startup de sucesso no interior do Paraná”.
“Teremos conteúdo e casos de sucesso. Relacionando com a temática de vendas, que geralmente é bastante demandada, trabalharemos o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de networking. O objetivo é oferecer suporte para empreendedores de startups nos diferentes estágios, entusiastas, curiosos, atores do ecossistema de inovação e de investidores”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann.
O consultor destaca que, pela primeira vez, o evento, que ocorre em todos os estados do Brasil, abre os limites de Maringá e passa a abranger municípios das regiões da Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama e Cianorte, com o envolvimento dos ecossistemas e recepção aos participantes.
Para Jefferson Luiz, gestor executivo do Centro de Inovação de Maringá, o evento cria um ambiente propício para a inovação, proporcionando uma oportunidade para as startups ampliarem sua visibilidade, estabelecerem conexões com outros ambientes inovadores e a comunidade em geral.
“Teremos um encontro repleto de conteúdo valioso, trocas de experiências significativas e a geração de soluções inovadoras, que não apenas beneficiarão as startups, mas contribuirão para todo o nosso bioma de inovação”, frisa.