O objetivo desta etapa da formação foi preparar os novos agentes para situações de emergência, em que haja necessidade de apoio tático para combate a incêndios, mesmo não sendo a função principal dos agentes de segurança. Ministrada pelo capitão Rodrigo Manoel dos Santos, as instruções contemplaram situações adversas que podem ser enfrentadas no dia-dia dos agentes.
Além de orientações sobre o uso de extintores convencionais para pequenos incêndios, os futuros agentes também receberam treinamento de protocolos básicos para uso de equipamentos disponíveis no caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), usado em ocorrências que envolvem incêndios em maiores proporções. Por meio desta capacitação, os novos agentes poderão prestar apoio às equipes do Corpo de Bombeiros.
Ao todo, 57 disciplinas serão trabalhadas ao longo dos seis meses de formação. Além das aulas práticas, também são realizados encontros teóricos. Nesta etapa, a equipe se dedica a análise das atividades e correções. Após a formação, os agentes serão incorporados ao contingente da GCM, reforçando a capacidade da instituição. Além dos novos agentes, cinco novas viaturas serão entregues à secretaria para reforçar o patrulhamento.