A fase de grupos foi extinta, dando lugar a um formato diferente de liga. Cada time fará oito partidas (quatro como mandante e outras quatro como visitante), definidas por sorteio. Uma das alterações mais marcantes é que os 12 times com pior desempenho ao final da fase inicial não terão mais a chance de disputar a Liga Europa na mesma temporada. Segundo a entidade, as mudanças visam fortalecer o futebol europeu em todos os níveis, “satisfazendo as crescentes demandas de todas as partes interessadas”. Essas decisões foram tomadas após extensas consultas e análises do futebol europeu.
Embora o formato final e a lista de acesso tenham sido aprovados em maio de 2022, somente agora estão sendo implementados. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, enfatizou o compromisso da entidade em “respeitar os valores fundamentais do esporte”, garantindo a qualificação com base no “mérito esportivo”. Ele comemorou a aprovação unânime das mudanças.
No novo formato, os 36 times serão divididos em quatro grupos, com jogos de ida entre si e mando definido por sorteio. Os oito melhores, independentemente do grupo, avançarão diretamente para as oitavas de final, enquanto os times entre o 9º e o 16º lugar disputarão confrontos eliminatórios com os times classificados entre o 17º e o 24º lugar para definir as outras oito vagas.
A partir das oitavas de final, a Liga dos Campeões manterá seu formato tradicional de mata-mata, com a final sendo disputada em jogo único. Os jogos da fase de grupos ocorrerão às terças, quartas e, excepcionalmente, quintas-feiras durante a semana exclusiva da competição, de setembro a janeiro. Na última rodada, todos os jogos serão realizados simultaneamente para garantir a equidade na busca pelas vagas diretas e nos playoffs.