A medida descentraliza o atendimento no caso específico de sintomas da dengue para moradores da Zona Norte, o que vai aliviar a sobrecarga na UPA, que já trabalha com sua capacidade máxima. A UBS Aurora, portanto, passa a ser referência de atendimento nos casos de dengue para as UBSs Independência, Rio de Janeiro Ouro Verde e Aurora.
A UBS Aurora readequou sua estrutura para o atendimento específico, reorganizando agenda de trabalho para funcionamento até 21 horas. Estão disponíveis salas de consulta, macas para administração de medicações intravenosas, além outros recursos. Em casos mais graves, pacientes serão encaminhados para exames laboratoriais e outros procedimentos.
Mesmo com a instalação do ambulatório no local, as consultas, aplicação de vacinas e demais serviços de rotina da UBS Aurora seguem normalmente. A previsão inicial de duração das atividades no ambulatório de campanha é de dois meses, entretanto, há possibilidade de prorrogação de acordo com os índices de contaminação da cidade nos próximos meses.
“Seguimos reforçando a importância dos protocolos normais de prevenção que devemos adotar em relação a utensílios domésticos ou outros recipientes que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O momento é de esforço coletivo no combate aos riscos de contágio”, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel.