A iniciativa é convergente com a campanha ‘Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue’, lançada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e imediatamente encampada por todos os municípios. “Sarandi, a exemplo de outras cidades paranaenses, aderiu a essa mobilização e reforçou o trabalho e prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, concentrando as ações nesta sexta, 15”, explica Lúcia Volpato.
Reuniões preparatórias para realização do ‘arrastão’ seguem combinadas com agenda paralela de ações pontuais de combate ao mosquito. Visitas domiciliares feitas por Agentes de Controle de Endemias, palestras para alunos das instituições de ensino público e privada, campanha de orientação e conscientização nas redes sociais e carro de som nas ruas integram pacote de estratégias contra a dengue, além de ‘mutirões’ de limpeza.
Em carta aberta, a Prefeitura de Sarandi anunciou o ‘arrastão’ e lembrou que ‘chuva e calor favorecem a reprodução do mosquito, situação que piora se você não adotar medidas de prevenção. A orientação mais importante é: não deixe água parada. Lembrando sempre: a dengue mata!”. O documento reforça que ‘a eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação da doença’, reforçando a importância do ‘arrastão’