O Vestibular da UEL será feito em fase única, com dois dias de prova, segundo mudança aprovada em conselho do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) ainda em 2023. No dia 17, os estudantes fazem a prova de Conhecimentos Gerais, que terá 60 questões, das 14h às 18h, nas áreas de Português/Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Geografia e História. Para a prova de Língua Estrangeira, o candidato deve escolher, no momento da inscrição, entre o idioma inglês ou espanhol.
Já no dia 18, também das 14h às 18h, é a vez da prova de Redação e Discursiva de Conhecimentos. Nesse dia, os estudantes vão responder a três questões específicas de cada disciplina, mais a redação. As provas deste ano, diferente do ano passado, serão feitas somente em Londrina.
As mudanças no Vestibular 2025 atendem a alterações no Ensino Médio, implantadas a partir de 2022, e que alteram a carga horária dos estudantes, incluindo disciplinas como Educação Digital e um modelo formativo baseado em áreas do conhecimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e nos chamados Itinerários Formativos – conteúdos escolhidos pelos alunos nas escolas.
De acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, as mudanças são necessárias para atualizar o modelo de ingresso, que foi aplicado em 2006 e passou por mudanças em 2011.